3 notas sobre a morte de David Bowie

O que eu trouxe na bagagem da Colômbia

A(s) pergunta(s) que eu não fiz para Steve Aoki

31 de ago. de 2009

Falando em manguebeat...


...uma das crias do movimento, o Mombojó, liberou música nova na internet. "Casa Caiada" está disponível para download e na página da banda no MySpace. A faixa vai estar no novo disco do grupo, "Amigo do Tempo", com previsão de lançamento para outubro e que deve trazer outras dez novas músicas.

"Casa Caiada" foi distribuída primeiramente como prêmio da Olimpíada de Jogos e Educação, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Pernambuco que utiliza jogos digitais com fins didáticos.

+ Mombojó
Quem se interessar pelo som dos pernambucanos, pode baixar os dois primeiros discos dos caras, Nadadenovo (2004) e Homem-Espuma (2006), direto do site da banda.

Da Lama ao Caos - 15 anos em revolução

Da Lama ao Caos, primeiro disco de Chico Sciene & Nação Zumbi, completa este ano 15 anos de seu lançamento. Não há uma comemoração oficial, mas algumas cidades brasileiras podem ser agraciadas com um show especial, em que a banda toca todas as músicas do disco. Foi o próprio Jorge du Peixe, vocalista da Nação, quem revelou, durante show no último sábado (29), em BH. Ainda não há datas divulgadas, mas, depois de fazer a apresentação comemorativa em Garanhuns (PE), em junho, a banda repete a dose em São Paulo, no próximo dia 18.

Torça para que sua cidade seja escolhida para essa experiência única. Por quê? Abra os ouvidos, abra a mente e escute aqui o disco, na íntegra, para saber a resposta. Para compreender o teor revolucionário da sonoridade dos mangueboys, nem é preciso fazer um esforço de memória e voltar no tempo, para 1994. É tudo muito inovador ainda hoje.

Um aperitivo
A faixa que dá nome ao disco, ao vivo:



EntendaEste programa produzido pela TV Cultura, na íntegra no YouTube, reflete sobre a figura de Chico Science, um dos vários caranguejos com cérebro que tiraram a música brasileira do tédio.

17 de ago. de 2009

Ainda Woodstock - Os bastidores

Sim, todos sabemos que Woodstock foi um marco na história, que foram 3 dias de muito sexo, drogas, rock 'n' roll, paz, amor, blá blá blá. Para não ir mais a fundo nessa ladainha que todo o mundo já conhece, vamos nos voltar para informação nova que chega sobre o festival, 40 anos depois:

Woodstock, de Peter Fornatele (Editora Agir)
Recém-lançado no Brasil, o livro conta os bastidores do festival, narrados pelo jornalista Peter Fornatele, que conversou com músicos, produtores, jornalistas e público que participaram do evento. O livro é dividido em três partes, uma para cada dia do festival, e 32 capítulos, correspondentes a cada um dos shows que ocorreram. Leia um trecho do livro neste link.


Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee

O diretor de Brokeback Mountain também conta nas telas os bastidores do festival a partir da história real de Elliot Tiber, jovem que alugou à época o terreno onde foram feitas as apresentações do festival. O filme estreia lá fora no próximo dia 28, mas só deve chegar ao Brasil em janeiro do ano que vem.

14 de ago. de 2009

14 de agosto: A Batalha do Britpop

Em 14 de agosto de 1995, dois pesos-pesados do rock inglês protagonizaram o que ficou conhecido como "A Batalha do Britpop". Naquele dia, chegaram às lojas os então novos singles de Blur, "Country House", e Oasis, "Roll With It". Num misto de rivalidade, vaidade e marketing, eles decidiram lançar as músicas no mesmo dia para ver quem vendia mais.

Como terminou a história? Antes, escute as músicas e veja qual é a melhor para você.





O Blur ganhou a batalha. Vendeu 274 mil cópias contra 216 mil do Oasis. No saldo geral da guerra, o consenso é de que o Oasis foi o vencedor. Vendeu mais, durou mais tempo, fez sucesso nos EUA, blá blá blá. Mas, na posteridade, as duas bandas serão lembradas. E isso basta para ter vencido o cruel mundopop.

13 de ago. de 2009

Eles usam Les Paul

Morreu hoje Les Paul, este senhor aí do lado, inventor da guitarra elétrica de corpo sólido e da gravação em multicanais. Batizadas com o nome de seu criador, como se fossem suas filhas, as guitarras Les Paul se consolidaram como umas das mais usadas no mundo da música (talvez só rivalizem com a Fender) e se tornaram as queridinhas de grandes guitarristas que, através delas, nos presentearam com estes sons (clique no nome da música para ouvir):

Jimmy Page e Rock 'n' Roll


Neil Young e Down By The River


The Edge e The Fly


6 de ago. de 2009

300 discos

300 discos é um blog inspirado no livro 300 Discos Importantes da Música Brasileira. O blog indica links onde é possível baixar ou comprar todos os discos listados no livro, inclusive os álbuns adicionais selecionados pelos autores Charles Gavin, Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve (cada um fez uma lista individual com 30 discos).

O 300 discos também está no twitter, para te avisar com uma mensagem quando há novidade no blog.

Uma boa maneira de conhecer a música brasileira num sentido mais amplo, já que a lista é abrangente (compila discos lançados entre 1929 e 2007) e democrática (tem de Tom Jobim a Tati Quebra Barraco).
Tecnologia do Blogger.