No ar desde 14 de fevereiro no Reino Unido, uma campanha da Citroën para divulgar um novo modelo de carro utiliza imagens de Lennon e Marilyn Monroe dubladas por atores cujas falas fazem afirmações que jamais saberemos se o músico e atriz realmente fizeram.
Segundo o diretor de marketing da montadora, os dois foram escolhidos por seu status atemporal, o que coincide com a proposta da campanha de mostrar como a onda retro está ultrapassada. Só faltou ele explicar uma coisa: a intenção era fazer o consumidor acreditar que Lennon e Marilyn disseram tudo aquilo ou mentir descaradamente?
25 de fev. de 2010
18 de fev. de 2010
Orkestra Rumpilezz
Orkestra Rumpilezz é o projeto paralelo de Letieres Leite, saxofonista, percussionista e arranjador de Ivete Sangalo. Formado por 19 músicos (cinco percussionistas e 14 instrumentistas de sopro), o grupo faz música instrumental inspirada no universo percussivo baiano, do candomblé ao Olodum. Na ativa desde 2006, os músicos preparam o primeiro disco para este ano. Enquanto não tem material novo nem apresentação ao vivo, dá para acompanhar a Orkestra no MySpace.
17 de fev. de 2010
Deu pop na passarela do samba
A Unidos da Tijuca venceu a disputa entre as escolas de samba do Rio com o enredo "É segredo!", que abordou alguns dos maiores mistérios da história da humanidade.
Excetuando-se episódios da história antiga, como o cavalo de Tróia, o incêndio da biblioteca de Alexandria e os jardins suspensos da Babilônia, os outros "segredos" abordados pela escola no desfile são do domínio da cultura pop erguida no pouco distante século XX: a identidade dos super-heróis, a máfia italiana glamourizada por Hollywood, a morte/eternidade de Michael Jackson. Sinal de que "o maior espetáculo da Terra", apesar de todo o peso da tradição que carrega nas costas, não corre o risco de virar peça de museu porque tem plasticidade suficiente para se comunicar com o idioma do presente.
Não por acaso, o público aprovou de imediato o trabalho da escola, que, já no domingo, saiu da Sapucaí sob o coro de "é campeã".
15 de fev. de 2010
Como funciona?
Baterias de escolas de samba não são engomadinhas e contidas como as orquestras. Porém, a quantidade de integrantes, sua disposição no espaço conforme o tipo de instrumento e o comando de uma pessoa por meio de gestos permitem que se faça uma aproximação entre esses dois tipos de organização musical que, numa análise imediata, parecem ser tão díspares. A matéria abaixo, do Estadão, feita em carnavais passados, mostra um pouco isso, ao esmiuçar o funcionamento de uma bateria. Vale a pena ler.
Conheça como funciona a Bateria de uma Escola de Samba
11 de fev. de 2010
Ao pé da letra
Já experimentou digitar "literal video version" na caixa de busca do You Tube? O site retorna uma série de paródias que trocam a letra original de uma determinada música por versos que expressam o que se passa nas imagens do clipe da música em questão. Rende boas risadas.
Veja mais paródias aqui.
Veja mais paródias aqui.
9 de fev. de 2010
Interativo
O Placebo lançou o que talvez seja o primeiro clipe interativo da história da música (me corrijam se eu estiver errada). O vídeo de "The never ending why" permite que o espectador controle o movimento das animações por meio do cursor do mouse. Para brincar, é só clicar aqui. Abaixo, a versão "tradicional" do clipe.
PLACEBO - The Never-Ending Why from PlaceboWorld on Vimeo.
PLACEBO - The Never-Ending Why from PlaceboWorld on Vimeo.
5 de fev. de 2010
Fania
Em 1964 um dominicano e um italiano fundaram em Nova York o selo de música latina Fania. Décadas depois, o acervo foi parar na internet, disponibilizado para todo o mundo. Na página do Fania, é possível ouvir o catálogo do selo em streaming, podcasts, playlists temáticas e conhecer a biografia dos artistas pertencentes ao selo.
Vá lá: www.fania.com.
2 de fev. de 2010
2 de fevereiro: Chico Science
"Modernizar o passado é uma evolução musical"
Este é o primeiro verso de "Monólogo ao pé do ouvido", primeira faixa do primeiro disco de Chico Science e Nação Zumbi, "Da Lama ao Caos". Não poderia ter sido mais incisiva a apresentação da banda ao mundo da música. O que se seguiu a partir dali foi um marco no curso da história da música brasileira, assim como também o foram a bossa nova e a tropicália.
Não é preciso gancho algum para lembrar o que o manguebeat fez pela música, mas o dia da morte de Chico, ocorrida num dois de fevereiro de 1997 em razão de um acidente de carro, é um momento oportuno para chamar a atenção de quem ainda não conhece a dimensão do que aconteceu em Recife no início da década de 90.
Uma dica é o livro "A Rapsódia Afrociberdélica", do escritor e dramaturgo recifense Moisés Neto, que analisa o manguebeat a partir de conceitos como identidade, diversidade cultural e globalização. Ele está disponível na íntegra para download.
Outra dica, obviamente, é ouvir a música de Chico e de seus parceiros de manguebeat. Comece já.
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