VMB, Prêmio Multishow e afins ganharam um priminho no Brasil: o Prêmio Música Digital, cuja primeira cerimônia ocorreu ontem. A ideia é dar a conhecer quem são os artistas recordistas de downloads legais no país (leia-se pagos), mas acho que, lá no fundo, gravadoras e empresas de telefonia, que encabeçam o prêmio, querem mesmo é badalar essa forma de comércio que ainda representa 12% das receitas da combalida indústria fonográfica no país, que deixou de arrecadar quase meio bilhão de reais de 2002 a 2009.
Observando os números e a lista de vencedores, o que concluo é que o mercado vai ter que ralar muito para conseguir tornar esse prêmio relevante e rentável. As vendas digitais equivalem, hoje, no país, a quase metade das vendas físicas (9 milhões de downloads pagos contra 20 milhões de CDs vendidos em 2009). Parece bastante representativo, mas um olhar mais atento para a lista dos vencedores quebra essa ilusão. Note que a premiação é para a música mais vendida em determinada categoria. Em outros termos, quando falamos de compra de música digital, falamos de um perfil diferente de consumo, fragmentado, em que se compra a unidade (faixa) e não o conjunto (álbum), e isso é muito pouco rentável para a indústria. Enquanto as vendas de CDs renderam R$215 milhões no ano passado, os downloads pagos renderam R$42, praticamente cinco vezes menos.
Ah, claro, além disso tudo, ainda tem a concorrência de torrents, Pirate Bay e rádios online (UOL, Sonora) que, com ou sem a permissão dos artistas e das gravadoras, colocam tudo "free" na rede.
Pois é...
Abaixo, a lista dos "vencedores":
Premiação por vendas:
Música mais vendida no Brasil: "Halo" - Beyonce
Música mais vendida internacional: "Halo" - Beyonce
Música mais vendida MPB: "Shimbalaiê" - Maria Gadú
Música mais vendida pop: "Borboletas" - Victor & Leo
Música mais vendida regional: "Chora, me liga (ao vivo)" - João Bosco e Vinícius
Música mais vendida religiosa: "Faz um milagre em mim" - Régis Danese
Música mais vendida rock: "Me adora" - Pitty
Música mais vendida samba e pagode: "Valeu" - Exaltasamba
Música mais vendida sertanejo: "Meteoro" - Luan Santana
Música mais vendida urbana: "Desabafo / deixa eu dizer" - Marcelo D2
Premiação por voto popular:
Música do ano: "Meteoro" - Luan Santana
Artista do ano: Móveis Coloniais de Acaju
Artista revelação do ano: Restart
Premiação por reconhecimento digital:
Marca mais engajada digitalmente: Terra Sonora
Artista mais engajado digitalmente: Skank
24 de nov. de 2010
Tecnologia do Blogger.
Pois é. Quero ver quando esse desespero chegar às editoras de livros. Ontem conversei com um vendedor de livraria que me disse: "cara, veja esses livros! 45 pila cada um e nem capa dura são!" Concordei que os preços estão altos e comentei sobre a "indústria da fotografia", que evoluiu para o formato digital bem mais do que a "indústria da música". Um detalhe: com certeza, no Brasil ouve-se mais música do que se lê livros.
ResponderExcluir