1)St. John’s Wood
Este é um distrito do noroeste de Londres que pode ser definido como um mini-complexo de atrações beatlemaníacas. Senta que lá vem história.
Um cafezinho, por favor. A diversão já começa quando você sai da estação de metrô, que leva o mesmo nome do local. À esquerda da saída, tem o Beatles Coffee Shop, um café bem pequenininho que serve lanches, café (óbvio), toca Beatles o dia inteiro e vende aqueles produtos oficiais da banda que podem arruinar suas economias. A localização é estratégica: esta é a estação de metrô mais próxima de Abbey Road. Se você pedir para algum dos atendentes informações sobre como chegar até a famosa rua, eles te darão um mapinha personalizado com as direções necessárias.
Enfim, Abbey Road. Com uns dez minutos de caminhada, você chega lá e se depara com uma cena comum a todos os pontos turísticos de Londres: muita gente chegando o tempo todo, falando todas as línguas do mundo. É preciso esperar sua vez para tirar a tão sonhada foto atravessando a rua dada a grande quantidade de interessados. Um agravante é o trânsito do cruzamento: em contraste com boa parte do distrito, bastante calmo, o tráfego lá é movimentado (inclusive em um domingo à tarde, quando estive lá). Das duas uma: ou você espera por um rápido momento sem passagem de carros e ônibus ou desafia os motoristas, muitos deles sem a menor paciência para aturar o movimento de turistas no meio da rua.
Olha eu |
Residência McCartney. A aproximadamente dez minutos a pé de Abbey Road está, incrivelmente, a casa do Paul. Mais precisamente, na Cavendish Avenue. Como ele frequenta uma academia que fica basicamente a alguns passos de sua casa e procura levar uma vida de gente normal, há sempre aquela esperança de topar com ele virando a esquina. Não foi o que aconteceu comigo, mas a esperança se mantém para os que ainda irão fazer o mesmo caminho. Fui lá na segunda (18), no dia do aniversário dele. Dei umas voltas no quarteirão para passar o tempo, mas achei melhor não dar margem a atitudes suspeitas e tomei o rumo da próxima parada do tour beatle por St. John’s Wood.
Money! Vinte minutos de caminhada depois, estava na Baker Street. O endereço foi primeiramente tornado célebre por ser o local de residência de Sherlock Holmes nas histórias de Conan Doyle, mas nos anos 1960 foi o lugar onde os Beatles instalaram a Apple Boutique. O empreendimento como sabemos, logo morreu, mas o comércio relacionado aos fab four existe na rua hoje sob uma outra forma: é lá que fica a Beatles London Store, outro lugar fatal para o seu bolso: lá também há o mesmo merchandising oficial que se encontra na Beatles Coffee Shop, mas em quantidade e variedade exorbitante. O local divide as atenções com o museu dedicado a Sherlock Holmes. Os dois locais ficam separados por apenas uns três estabelecimentos.
0 comentários:
Postar um comentário